Setor Moveleiro aposta no desenvolvimento com inovação e tecnologia
Ainda dá tempo de se inscrever e participar do 2º Seminário de Desenvolvimento Empresarial e Inovação Tecnológica (Sedeitec), que vai até está sexta-feira
Até a próxima sexta-feira (16), o 2º Seminário de Desenvolvimento Empresarial e Inovação Tecnológica do Setor Moveleiro (Sedeitec) pretende aproximar empresários e profissionais do Setor de Madeira e Mobiliário da evolução tecnológica, de forma acessível e democrática, quebrando paradigmas e receios comuns quando se pensa em inovação. O evento, no formato on-line, é realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG), SENAI e FIEMG, com apoio do Sebrae. Interessados ainda podem participar, se inscrevendo neste link.
Nesta quarta-feira (14), terceiro dia do seminário, será discutido, às 20h, o tema “Softwares e Digitalização da Produção: Um novo modelo de produção tangível”, com o objetivo de apresentar o conceito de Marcenaria Digital, demonstrando produções que integram softwares e máquinas, e os novos modelos de negócios disponíveis no Setor Moveleiro para tornar essas tecnologias acessíveis. “Hoje (14), teremos a mesa redonda com foco na integração de softwares com máquinas, trazendo as empresas Promob e Giben, que são referências no Setor Moveleiro, para demonstrações de cases de sucesso em fábricas que atuam com a produção digitalizada de móveis”, detalha Campolina.
Produção digital
A fala de abertura será do gerente da unidade SENAI Cedetem, Luiz Otávio Campolina, seguida de um pronunciamento da indústria Palowa – Produção automatizada, e exposição de conteúdo Promob e Giben – Workshop produção digital de um móvel. A mediação ficará a cargo do Sebrae-MG. “Os dois dias iniciais foram muito positivos. Tivemos cerca de 400 participantes diários”, comemora.
“No primeiro dia, tivemos a brilhante participação da diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, que apresentou vários números e cenários positivos do setor, e finalizou enaltecendo o trabalho do SENAI-MG e do Sindmov-MG em relação ao protagonismo e à vontade de crescer. No segundo dia foi a vez do gerente de Educação e Tecnologia do SENAI, Ricardo Aloysio, apresentar a Indústria 4.0 e suas contribuições para o cenário industrial, o que encantou empresários, funcionários e alunos. Ricardo reforçou que a evolução tecnológica da indústria está baseada em pilares que não dependem de enormes investimentos em equipamentos, mas, sim, no investimento em inteligência e nas pessoas”, ressaltou Campolina.
Casa Cor
Os próximos temas abordados serão “Empoderamento feminino no setor moveleiro: quebrando estereótipos e abrindo possibilidades para as mulheres na indústria moveleira”, nesta quinta-feira (15); e “Design, planejamento e desenvolvimento estratégico: os potenciais da estratégia do design como ferramenta de desenvolvimento empresarial”, na sexta (16). “Na quinta, trataremos da ampliação da mão de obra feminina na indústria, e das quebras de paradigmas necessárias nesse caminho. Na sexta, encerraremos debatendo a importância do Design para o Setor Moveleiro, com vários pontos de vistas diferentes, vindos de designers renomados em Minas Gerais. O encerramento será gravado da Casa Cor BH, que acontece no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte”, apontou.
Serviço:
2º Seminário de Desenvolvimento Empresarial e Inovação Tecnológica do Setor Moveleiro (Sedeitec)
De 12 a 16 de setembro, on-line
Luisana Gontijo
Imprensa FIEMG
Fonte: Site FIEMG
Postado em 15/09/2022