Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164 | sindimov@sindimov-mg.com.br

Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164

sindimov@sindimov-mg.com.br

Prefeito sanciona lei de curso para o setor moveleiro em Passos

Prefeito sanciona lei de curso para o setor moveleiro em Passos

PASSOS – O prefeito de Passos, Diego Oliveira, sancionou a lei que autoriza a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) investir R$130 mil no projeto capacitações em marcenaria que será realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário (Cedetem) e o Centro de Aprendizagem Pró Menor de Passos (Capp).

São 160 vagas para jovens de ambos os sexos e residentes em Passos. Os interessados ainda podem fazer as inscrições diretamente no Capp.

Os cursos terão início no dia 17 de outubro e término em 23 de dezembro e várias empresas de Passos já estão à espera dos novos profissionais que serão capacitados. Serão ofertados três cursos: Aperfeiçoamento Profissional em Marcenaria, Aperfeiçoamento em pintura de móveis e Iniciação Profissional em Marcenaria.

As aulas serão ministradas no Capp, com turmas de até 20 alunos, sendo uma no turno da tarde e outra à noite, até que os 160 alunos concluam a capacitação profissional.

O projeto foi apresentado e defendido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) à Prefeitura de Passos e à Câmara dos Vereadores e, devido à sua importância para o setor e para a geração de empregos, foi aprovado e sancionado.

Para a execução desse projeto, a prefeitura vai investir R$130 mil, valor que vai permitir a execução de um curso de Iniciação profissional em marcenaria para formação de 120 jovens profissionais com de 18 anos ou mais, indicados pelo Tiro de Guerra de Passos (TG 04-014) e pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e dois cursos de aperfeiçoamento para 40 profissionais moveleiros já atuantes nas indústrias do município.

Para o prefeito Diego Oliveira é essencial para uma administração municipal ter empresas parceiras e vereadores que pensam no bem comum da população.

“Vai ser uma grande satisfação no início do ano que vem nós podermos ver estes 160 alunos formados e com certificado do Sistema S, que é altamente conceituado e, podendo fornecer estes novos profissionais para o mercado que, segundo o Sindimov-MG, já possui uma demanda de mais de 1.200 profissionais”, disse Diego.

O Gerente do Senai / Cedetem, Luiz Otávio Campolina de Souza, contou que Passos é a primeira cidade em Minas Gerais a assinar este convênio inédito de aperfeiçoamento para o setor moveleiro. “Passos está sendo pioneira e, certamente este dia é um marco na história desta cidade que já é reconhecida como a Capital Mineira dos Móveis Rústicos”, afirmou.

De acordo com o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Maxwell Ribeiro, “a parceria vai reafirmar o status do município de Passos como Capital Mineira dos Móveis Rústicos e, o fornecimento da mão-de-obra capacitada irá promover e aprimorar, ainda mais, a qualidade dos nossos produtos que já é nacionalmente conhecida e admirada”, garantiu.

Estiveram presentes os vereadores Gilmara Oliveira e Maurício Antônio da Silva. Também participaram a Supervisora de Indústrias da Sictur, Dafny Pereira da Silva; a assessora do Sindimov-MG, Daniela Kallas; o Presidente Regional, Claudinei Lopes e, o Diretor Regional, Henry Senna e; o Presidente do Capp, Sebastião Faria de Araujo. Todos lembraram e ressaltaram também, a parceria e envolvimento essencial do Tiro de Guerra e da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Fonte: Folha da Manhã

Postado em 11/10/2022