Primeira reunião de 2024 destaca a importância de alinhar educação e mercado de trabalho em Minas Gerais
Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Nesta terça-feira, 23/4, o Conselho de Educação e Treinamento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) realizou sua primeira reunião do ano, marcando o início de um novo período de dois anos. O encontro, híbrido, teve lugar na sede da FIEMG, onde novos membros foram recebidos para começar o ciclo de trabalho que se estende até 2026.
José Batista de Oliveira, presidente do conselho composto por 23 membros, expressou suas boas-vindas aos novos e velhos integrantes do colegiado e enfatizou o compromisso da FIEMG com a formação de mão de obra qualificada. “O universo da educação é muito grande e a gente precisa saber identificar o que pode ser atrativo para os jovens formados se apresentarem às empresas. Acho que o problema de todas as empresas, hoje, ainda é a mão de obra qualificada”, declarou Oliveira.
Durante a reunião, Thomas Cristofaro Warrener, membro da Diretoria de Políticas de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica da SEDE, apresentou o programa Trilhas de Futuro, iniciativa do Governo de Minas que desde 2021 oferece cursos técnicos gratuitos aos jovens do estado. “Para além de formar os jovens para o mercado, o programa surgiu como forma de suprir a demanda de profissionais qualificados para ocupar determinados postos de trabalho, garantindo a empregabilidade e a oferta de mão de obra qualificada”, explicou Warrener.
O novo membro titular deste conselho, Emerson Luiz de Castro, diretor de educação do Grupo Cotemig e também membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, destacou a necessidade de maior integração entre o setor de Recursos Humanos das empresas e as instituições de ensino. Segundo ele, essa sinergia é fundamental para melhorar a absorção de mão de obra qualificada pelas empresas.
Novo membro do conselho, Emerson Luiz de Castro
Por fim, a analista responsável pelo conselho, Camila Fonseca Coelho, lembrou que os encontros têm por propósito “contribuir para o desenvolvimento da indústria e da sociedade, protagonizando o futuro do trabalho e dos negócios, por meio da educação pautada na inovação, sustentabilidade e fortalecendo as parcerias público-privadas”.
O encontro se encerrou com um debate construtivo sobre a qualificação profissional e seu alinhamento com as demandas do mercado de trabalho, reforçando o papel vital da educação técnica e profissionalizante na promoção da empregabilidade no estado de Minas Gerais.
Acesse aqui para ver mais fotos desse encontro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG