Café Empresarial do CIEMG dá destaque a valores e à cultura empresarial
Evento tem como convidado o diretor de Supply Chain Américas da Petronas, Frederico Peixoto
Fotos Sebastião Jacinto Júnior
Em mais uma edição do Café Empresarial – Conexões que geram resultados, o CIEMG recebeu nesta terça-feira, como convidado, o diretor de Supply Chain Américas da Petronas – empresa de petróleo e gás –, Frederico Peixoto. “É muito bom ver este auditório cheio e mostrar que podemos contribuir no dia a dia das empresas. Quando a gente fala de valores, é preciso ter muita atenção. Por exemplo, como é que a gente pode agregar valor à empresa em que trabalhamos, aos seus produtos?”, ponderou o presidente do CIEMG, Fausto Varela, ao dar as boas-vindas a Peixoto e passar-lhe a palavra.
E foi exatamente sobre esses valores que o diretor da Petronas focou sua palestra. Com 22 anos de experiência em supply chain, ele lembrou ser de uma geração que tem como valor criar laços com as empresas das quais são colaboradores. “Criei essa lealdade. E sei o quão importante é estar em uma empresa cujos valores se conectam com os seus”, ponderou, dizendo acreditar muito nessa geração que está chegando agora ao mercado de trabalho.
Ao contar um pouco da história da Petronas, Peixoto pontuou que a empresa foi fundada em 1974, sendo hoje uma das maiores produtoras de lubrificantes do mundo, presente em 90 países. Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segundo ele, fica uma planta vinculada à parte de lubrificantes. E os laboratórios da Petronas no município são, segundo ele, supermodernos, supertecnológicos.
Pilares
“A Petronas investe especialmente em três pilares: valor, crescimento e sustentabilidade. Nada acontece sem governança, falando de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização). Sem governança, não se chega a lugar nenhum”, frisou, ressaltando que a companhia mantém um comitê de ética, treinamento para os colaboradores e, no que diz respeito ao meio ambiente, trabalha pela eliminação da emissão de carbono até 2050, tem suas embalagens plásticas coletadas por parceiras e o óleo usado é recolhido e reciclado.
“As empresas hoje não defendem mais aquele mantra de resultado a qualquer custo. ESG é uma vantagem competitiva. É um diferencial competitivo nos dias atuais. O mantra da Petronas é ‘juntos somos mais fortes’. Queremos ser mais fortes em Minas Gerais, em Contagem e com a FIEMG”, enfatizou.
Fórmula 1
O executivo ressaltou também que a parceria da Petronas com montadoras como a Mercedes Benz, na Fórmula 1 – que tem o campeão Lewis Hamilton como garoto propaganda –, funciona como uma vitrine da indústria, cuja carteira de atuação reúne entre 150 a 200 produtos.
“Vamos trabalhar sobre a cultura nas empresas. E, cultura, é gente. A mesma gente que faz as empresas”, destacou a superintendente executiva do CIEMG, Maria Helena Martins de Sá, sobre a importância da realização de eventos como o Café Empresarial desta terça-feira (13).
Veja aqui mais imagens do Café Empresarial do CIEMG nesta terça-feira (13).
Luisana Gontijo
Imprensa FIEMG
Fonte: Site FIEMG
Postado em 14/09/2022