Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164 | sindimov@sindimov-mg.com.br

Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164

sindimov@sindimov-mg.com.br

Polo Moveleiro de Passos completa 60 anos

Polo Moveleiro de Passos completa 60 anos

Setor traz desenvolvimento econômico e social para cidade e região

“Tudo começou com a iniciativa, em 1961, de dois empresários do município. Depois de comprarem uma Kombi, passaram a percorrer as fazendas em busca de móveis de madeira antigos para comprar e revender. Os móveis vendiam muito bem, as relíquias à venda foram ficando mais escassas e a demanda só aumentava. A solução foi fabricar réplicas perfeitas a um preço mais acessível. Foi o ponto de partida para o surgimento das primeiras fábricas. A matéria-prima, madeira de demolição, tem uma resistência maior porque já sofreu as intempéries da natureza: foi casa, curral, tomou sol, vento e chuva. Em vez de ser descartada no meio ambiente, vira móvel. Esta arte foi passando de mão em mão e novos empreendimentos foram surgindo’, segundo Iara Abade, presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (SINDIMOV-MG).

E em 2021, o Polo Moveleiro de Passos completa 60 anos. O setor de móveis em Minas Gerais é pujante e conta com cerca de nove mil indústrias, fabricantes de móveis de madeira, aço e estofados. O estado é o quarto maior produtor de móveis no Brasil, produzindo 380 milhões de peças e movimentando uma receita de R$ 90 bilhões.

A quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus deixou muitas pessoas dentro de casa. Além do habitual descanso, o lar se tornou local de trabalho e, mais do que nunca, de aconchego e sociabilidade. Nesse sentido, o setor de móveis sentiu o aumento da demanda por suas peças, especialmente no comércio eletrônico. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de E-Commerce (ABComm), no período de 9 a 25 de abril de 2020, a categoria teve um aumento nos pedidos de 47,59%. De acordo com o levantamento, o setor de móveis e decoração foi um dos quatro que apresentaram o maior crescimento nas vendas.

Bom desempenho ajuda na economia local 

O aumento das vendas do setor de móveis reflete diretamente na economia de Passos. Hoje, as indústrias moveleiras da cidade são formadas, predominantemente, por micro e pequenas empresas e são essenciais para o desenvolvimento da economia.

Para Iara Abade, os 60 anos de constante transformação industrial para a economia de Passos, tem muito a ser comemorado. “O setor moveleiro local traz desenvolvimento para cidade e faz com que a demanda por trabalho seja cada vez maior. Atualmente, o município possui mais de 120 indústrias formais, sendo destaque nacional em móveis rústicos, empregando diretamente mais de 3.000 pessoas”, pontua.

O SINDIMOV-MG reconhece que o setor na região é altamente empreendedor, fomenta o crescimento fortalece a economia local, melhora a visibilidade e a possibilidades de mais investimentos. “O polo moveleiro de Passos detém relevante contribuição produtiva na região do Sul de Minas Gerais, sendo o 1º do estado na categoria de móveis rústicos que utiliza madeiras de demolição e sua produção se destina ao uso residencial, em destaques e maior volume a produção de móveis para áreas externas, cozinhas e espaço gourmet. Outra importante característica da produção local é o fato do móvel ser artesanal, exigindo elevada mão de obra especializada, produzindo móveis com alto valor agregado, peças únicas, que hoje são apresentadas na alta decoração”, afirma Abade.

Fonte: Site FIEMG

Postado em 18.06.2021