Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164 | sindimov@sindimov-mg.com.br

Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164

sindimov@sindimov-mg.com.br

Novos hábitos de consumo traz impacto positivo para a indústria moveleira, afirma Flávio Roscoe

“Estamos muito otimistas com a retomada do setor industrial, pois existe uma demanda reprimida da população. As pessoas se adaptaram muito bem às compras virtuais e vemos um impacto positivo em quase todo o setor, especialmente na indústria moveleira. Essa é a oportunidade para que polo moveleiro de Passos tenha muito sucesso de vendas durante a feira, pois o momento é muito propício”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, durante a abertura da edição virtual da Expo Móveis Rústicos, nesta quinta-feira (24/09).

De acordo com o líder industrial, essa mudança de comportamento levou a indústria a se adaptar e ficar mais próxima do consumidor final. E essa aproximação é benéfica para ambos. “Se há um legado positivo é justamente esse. As indústrias, em prazo recorde, passaram a participar de plataformas de venda virtuais e criaram canal direto com o consumidor. E o feedback passa a ser imediato. Trabalhar direto com os consumidores  permite com que eles tenham acesso a melhores preços e, as indústrias, a uma maior margem de lucro. Criar canais alternativos e eventos virtuais como esse fortalecem a relação entre indústria e consumidor”, enfatizou Rocoe.

A abertura da feira contou com a participação dos apoiadores e realizadores do evento, além de um bate-papo com Janina Ester, do site de Arquitetura e Decoração youcanfind.com.br. A jornalista de arquitetura e decoração, que também é designer de interiores e está há 20 anos no setor, falou sobre as diversas possibilidades do uso dos móveis rústicos na decoração.

“Venho observando a evolução do morar e tenho boas notícias. Em todas as ferramentas de pesquisa, temos números que mostram que o segmento vinha crescendo, mesmo antes da pandemia. Outro fator importante é que um décor mais customizado tem sido mais procurado, e o móvel rústico vem nesse caminho. A terceira boa notícia é que a crise causada pela Covid-19 nos forçou fazer eventos on-line e, de certa forma, foi ótimo. O formato digital possibilita que outras pessoas tenham acesso a esse produto”, contou Janina, que destacou ainda que a preocupação das pessoas em relação a comprar produtos sustentáveis também favorece a escolha por móveis deste segmento.

Setor que movimenta a economia

As indústrias moveleiras de Passos são formadas, predominantemente, por micro e pequenas empresas. Durante a abertura, o presidente Nacional do Sebrae, Carlos Melles, destacou o papel destas empresas para o desenvolvimento da economia. “Os microempresários fazem a diferença na vida dos municípios. Mais de 50% dos empregos são gerados por pequenas e micro empresas. O setor demonstra a sua força e importância mesmo em momento de crise como esse”.

De acordo com a presidente do Sindimov-MG, Iara Abade, a realização da feira virtual resulta da união de esforços dos empresários de Passos, no Sudoeste de Minas, e reforça a força do setor moveleiro no estado. “São cerca de nove mil indústrias no estado, fabricantes de móveis de madeira, aço, estofados. Somos o quarto maior produtor de móveis no Brasil, produzindo 380 milhões de peças e movimentando uma receita de R$ 90 bilhões”, contextualizou Abade.

O prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, reforçou a importância da feira para o município e sinalizou que o evento virtual é uma tendência que pode potencializar e economia local. “Ela já esta consolidada e no próximo ano vamos continuar com o formato on-line para vender não só para todo o Brasil, mas também para o exterior. Desta maneira, levaremos o nome da cidade de Passos para o mundo”.

Participaram também da abertura o presidente da CDL Passos e secretário Municipal de Indústria, Comércio, e Turismo, Frank Lemos Freire; o presidente da Acip, Renato Mohallem Santiago; o presidente da Acimov, Douglas dos Reis Andrade; o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; e o diretor de Acimov, Marcelo Coimbra.

Em sua 4ª edição, a Expo Móveis Rústicos de Passos se reinventa para atender às necessidades do mercado, com segurança e comodidade, e realiza a primeira edição virtual do evento, que já faz parte do calendário do setor moveleiro. Nos dias24, 25 e 26 de setembro, cerca de 15 fabricantes e expositores locais vão apresentar mais de mil produtos em uma loja virtual para fazer negócios no atacado e varejo.

A feira é uma realização da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Indústrias de Mobiliário e Artesanatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) e da Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos (Acimov) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) e da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL).

Serviço:4ªExpo Móveis Rústicos de Passos

Quando: 24, 25 e 26 de setembro de 2020

Onde:www.expomoveis.com.br