Programa FIEMG Competitiva On-Line mostra resultados expressivos
O Programa FIEMG Competitiva foi reformulado, em razão da pandemia da Covid-19, para ser uma ferramenta fundamental para a manutenção da indústria mineira. Os empresários mineiros podem investir na formação de suas equipes, sem sair de casa. O Programa oferece um conjunto de ações em três eixos temáticos fundamentais: Finanças, Gestão e Mercado. As empresas têm assessorias individuais, além de atendimento coletivo ilimitado por meio de palestras e aulas on-line.
Passados alguns meses, o Programa FIEMG Competitiva On-Line vem cumprindo seu propósito e os números comprovam:
449 empresas participantes, de todas as regiões do estado;
2.276 participantes das aulas até o momento;
45 aulas, ao vivo e gravadas. As aulas gravadas são disponibilizadas na Plataforma do SENAI e podem ser assistidas dentro da disponibilidade das empresas e sem limitação da quantidade de vezes;
26 palestras realizadas;
95 assessorias.
Conteúdos
As empresas participantes do Programa tem disponíveis 95 assessorias nos temas de Gestão, Finanças e Mercado, com intervenções rápidas e práticas realizadas por especialistas com experiência de mercado e em atendimento empresarial. Cada empresa tem 20 horas de assessorias que podem ser alocadas de acordo com sua necessidade. Os atendimentos são individuais e adaptáveis conforme o grau de maturidade e demanda da empresas.
Retorno positivo
Para Maryana Araújo, proprietária da Maryana Moda e Acessórios, a participação no Programa está sendo muito enriquecedora. “Estamos olhando para as práticas da empresa para verificar como podemos melhorar. Aproveitamos este momento para nos planejar porque pós-covid o mercado não será o mesmo e a forma de consumir também não”, afirma.
Segundo Cláudia Maria Kattah, proprietária da Laminus Engenharia, o FIEMG Competitiva trouxe uma luz para a empresa neste momento de medo e insegurança. “Temos participado das aulas dos três temas e optamos por utilizar nossas horas de assessoria em Plano de Negócios. O atendimento, tanto da equipe de gestão do Programa quanto dos especialistas, é personalizado”, ressalta.
“A Koutage, durante 15 anos focou em moda e, diante da pandemia, teve que rever o negócio e passou a atuar fortemente em uniformes. O Programa tem sido fundamental nesta mudança de chave. Além das horas de assessorias, estamos capacitando toda nossa equipe nas aulas”, diz Cristiano Dias, gerente da Koutage Camisaria.
De acordo com o gerente e Projetos para a Indústria da FIEMG, Thadeu Neves, esse novo formato do FIEMG Competitiva leva soluções bem assertivas, práticas e imediatas para as empresas. “Escutamos os industriários e temos conseguido trabalhar temas sensíveis às empresas, tanto aquelas que estão passando por algum problema quanto as que, por alguma característica, tiveram um boom de demanda com a pandemia”, pontua.
Parceria
Para agregar ainda mais o time de especialistas do Programa, o IEL firmou parceria com a Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (FEJEMG). Além de cumprir sua missão de integrar Indústrias e as Universidades/Centro de Pesquisa, o IEL também traz para o Programa o componente fundamental de inovação, oxigenação, mudança de mindset, entre outras inúmeras qualidades e diferenciais da equipe das empresas juniores. A soma dos perfis e modelos mentais desta nova geração com os gestores indústriais (de diferentes gerações) resulta em mistura rica e equilibrada. Muito adequada aos tempos atuais em que os velhos modelos estão sendo questionados e os novos ainda estão em construção.
Desta parceria serão oferecidas assessorias em: Gestão de Risco; Canais de Distribuição e Logística e Precificação, além de outras frentes de trabalho que estão em construção.
Como participar do Programa
O FIEMG Competitiva está aberto a participação de todas as indústrias, com abrangência em todo o estado. Trata-se de um Programa subsidiado pela FIEMG para facilitar o acesso das Indústrias.
Os sindicatos empresariais filiados a FIEMG são grandes parceiros do Programa e seus associados contam com mais este diferencial.
Fonte: Site FIEMG