Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164 | sindimov@sindimov-mg.com.br

Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164

sindimov@sindimov-mg.com.br

Conselho de Representantes da FIEMG debate o futuro da indústria

Empresários se encontram para debater temas relevantes para o setor industrial

O Conselho de Representantes da FIEMG, formado por presidentes e delegados dos sindicatos empresariais da indústria mineira, se reuniu nesta sexta-feira, dia 02/10, na sede da entidade, em Belo Horizonte.

Além de deliberar sobre questões financeiras da entidade, o Conselho debateu assuntos relevantes para o futuro da indústria, como a conjuntura econômica. Daniela Britto, gerente de economia e finanças empresariais da FIEMG, apresentou os impactos no Brasil e em Minas Gerais causados pela pandemia da Covid-19.

A economista mostrou que em março e abril houve uma forte contração na economia com o maior distanciamento social. Com ações do governo federal para mitigar os efeitos dessa redução da atividade, como o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM), a economia vem apresentando sinais de recuperação desde maio. “O PIB da indústria de Minas Gerais contraiu 2,6% em 2019 e deve registrar nova queda em 2020, em função das paralisações das linhas de produção e dos efeitos adversos da Covid-19 sobre a confiança dos empresários e consumidores”, pontua Britto.

Segundo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, as expectativas econômicas estão sendo revistas. “A queda do PIB mineiro será de 4,8% e não mais de 6% como prevista no início da pandemia”, afirma.

Confira a íntegra da pesquisa econômica.

Pela defesa dos interesses do setor produtivo e da sociedade

As ações da FIEMG, em conjunto com a indústria e com a sociedade, também estiveram na pauta do encontro. Para Roscoe, a FIEMG foi a entidade mais atuante no Brasil, em volume de iniciativas, no enfrentamento da Covid-19.

A doação de 1.700 respiradores fabricados pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom, que estão sendo distribuídos a hospitais e municípios em todo o estado; a mobilização de recursos para o desenvolvimento de vacina contra a Covid-19, a suspensão do cronograma de novas implantações do eSocial  e as orientações da FIEMG para os empresários sobre a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) têm beneficiado o segmento industrial e a sociedade em geral.

Fonte: Site FIEMG